Por que você precisa conhecer o conceito de Armário Cápsula ?!

Por que você precisa conhecer o conceito de Armário Cápsula ?!

Publicado: 16/02/2019


  • 16/02/2019 - São Paulo, por Luiza Limongi @luizalimongi - Time Filadelfio


Por diversas vezes compramos roupas sem muita necessidade, movidos pelo impulso de um bom preço. A questão é que muitas dessas peças que adquirimos acabam esquecidas dentro do armário. Às vezes, porque a moda já é outra ou porque não condizem mais com o nosso estilo. Aí é que surge o conceito do guarda-roupa cápsula pra facilitar nossa vida.

Esta iniciativa, que prega o “menos é mais”, ganhou visibilidade nos Estados Unidos e foi disseminada mundialmente por meio de Caroline Rector, do blog Unfancy, que sugere a simplificação do closet para uma vida mais sustentável.

O que Caroline propõe é reunir 37 peças versáteis para usar durante toda uma season. E o que fazer com o restante? Ela aconselha guardar as roupas – que em tese já estavam sendo usadas com pouca frequência – ou doá-las.

Essa experiência minimalista, atrelada à diminuição de impactos ao meio ambiente, sugere a criação de combinações interessantes e de um maior aproveitamento dos itens que já temos.

A otimização do armário acaba por nos auxiliar à descobrir nossas reais necessidades e diminuir aquela sensação frequente de “não tenho o que vestir!”. Construir um guarda-roupa por meio de peças básicas que podem ser usadas em qualquer ocasião promete acabar com esse dilema. Definir uma paleta de cores também pode ser parte deste processo e tornar o vestir mais prático.


Selecionando roupas com shapes atemporais e tons neutros é possível compor inúmeras

produções e ainda dar um passo rumo ao consumo consciente. Outra opção é combinar esses itens à diferentes acessórios, para dar um refresh às produções.

Nosso conselho para você que curtiu essa proposta é investir em peças funcionais, tipo uma boa camiseta branca e uma calça preta coringa!

Ainda dentro dessa ideia e como dica de reflexão, recomendamos o documentário ‘Minimalism: A Documentary About the Important Things‘, produzido por Matt D’Avella, que explora essa perspectiva minimalista não somente na moda, mas como um estilo de vida. E sim, tá disponível no Netflix!

Voltar