criativo rafa sanches sanch33s criatividade

Criatividade não é exclusividade de artista.

Publicado: 10/03/2019


  • 11/03/2019 - São Paulo, por SANCHES @sanch33s - Artista plástico e fundador da FILADELFIO


Quanto mais aprendo, mais descubro que pouco sei. Mas se tem uma coisa que eu sei nessa vida é: Cresci numa família de pessoas criativas.

 

Não, meu pai não foi musico nem minha tia uma grande escritora com alguns tantos livros publicados. Em minha família vivem professores, engenheiros e representantes de venda. Nenhum artista nela, mesmo assim ainda tenho certeza de ter crescido em uma família de pessoas criativas.

 

Certa vez conheci um ferramenteiro com algumas décadas de vida, vi ele combinar conhecimento e imaginação aplicada para desenvolver maquinas agrícolas do zero. Conhecendo melhor esse homem, descobri que além de entender um pouco de tudo, ele resolvia qualquer problema. Quebrou a trava da mala de viagem? Ele cria uma nova em aço, que quase sempre fica melhor que a original de plástico. Para tudo que ele fazia, havia uma solução criativa vinda da mistura de seu repertório e bagagem na área que atuava. Esse é Dioniosio, meu avô.

 

Como artista, uso a criatividade na expressão do meu sentimento através de obras de arte, intervenções, cenografias e murais.  Mas as pessoas que me ensinaram a ser criativo, são como meu avô, que nunca foi chamado de artista e vive criativamente cada dia dos seus 80 anos.

 

Assim como Dionisio, sou uma pessoa criativa desde que me conheço por gente, talvez por meus pais nunca me bloquearem criativamente na infância ou por sempre ser uma pessoa curiosa, que ia de montar lego sem respeitar as instruções da caixa, até desmontar eletrônicos para descobrir como funcionavam por dentro. Nunca entendi ao certo os fatores que naturalmente me levaram a facilidade criativa.

 

Em 2016, curioso para saber com mais precisão de onde vinham minhas idéias, descobri que criatividade é um assunto extremamente estudável, e ao me aprofundar nesta pesquisa, traçando um paralelo entre criatividade, conexões e experiências pessoais, cheguei a um dos principais pontos de reflexão:

 

 


Criatividade não é exclusividade de artista.

 

 


Todos nós somos seres criativos, e se sentirmos que não somos, talvez só estejamos exercitando pouco o músculo dessa nossa qualidade. Criatividade é como um músculo que precisa ser constantemente exercitado, se não atrofia. Observar, questionar, ser curioso e receptivo me ajudam a treina-lo, mas o meu treinamento favorito está em ser uma alma pretensiosa.

 

“ Você nunca conseguirá criar nada de interessante na vida se não acreditar que merece ao menos tentar. ” Grande Magia (Elizabeth Gilbert)

 

Aqui, ser uma pessoa pretensiosa é algo diametralmente oposto a presunção ou arrogância. Pretensão criativa significa simplesmente acreditar que você tem o direito de estar aqui e – pelo mero fato de estar aqui – se expressar e ter uma visão própria.

 

Hoje uso minha criatividade a favor dos meus propósitos dentro e fora da arte, entendo que quanto mais profundo for em minha pesquisa pessoal sobre criatividade, mais criativo serei. Recebo minhas inspirações com respeito e curiosidade, tendo clareza que frustrações e bloqueios criativos não são interrupções e sim parte do processo. Nutro relacionamentos saudáveis, cercados de inspiração e espaço para ser quem realmente sou, desbravando momentos e lugares imersos em criatividade.

 

É assim que quero passar o resto da minha vida, colaborando da melhor maneira que poder com minha inspiração e criatividade, pois levar uma vida criativa é a coisa mais maravilhosa que se possa ter.

 

Rafael Sanches Filadelfio.

 

 



PS: Talvez esses insights e clarezas que carrego comigo atualmente, possam te ajudar a ter uma vida um pouco mais criativa a partir de agora, mas caso haja o interesse em aprofundar-se no seu próprio estudo pessoal, lembre-se, criatividade é altamente pesquisável. Coloquei abaixo alguns dos livros e conteúdos que me ajudaram nesta caminhada até aqui.


Livros:

A Alma Artesã - Erwin Raphael McManus

Grande Magia - Elizabeth Gilbert


Online:

Canal Oficial Murilo Gun - Youtube

TEDx - O despertar da Criatividade: João Belmont


 

 

 

Voltar